Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STF decide: Aposentado que retorna a trabalhar não tem direito a reaposentação

As teses da desaposentação e reaposentação foram declaradas ilegais pelo Supremo e não poderão ser aplicadas em novos casos

Publicado por Emilena Gonçalves
há 4 anos

A reaposentação consiste na possibilidade de cancelamento/renúncia da aposentadoria concedida anteriormente, a fim de que seja concedo novo benefício, apenas com base nas contribuições posteriores à primeira aposentação.

Em muitos casos, o aposentado que continua em atividade laborativa pode receber remuneração bem superior a remuneração utilizada para o cálculo do benefício concedido, sendo assim, o cálculo para uma nova aposentadoria resultaria em benefício mais vantajoso.

Em que pese tais alegações, o STF decidiu nesta quinta-feira 06.02.2020, em sede de embargos de Declaração nos REs 827833 e 381367, pela vedação de tal modalidade de revisão.

Destaca-se, que no voto do relator Dias Toffoli, os embargos foram acolhidos parcialmente para reconhecer a irrepetibilidade dos valores alimentares auferidos de boa fé por força de decisão judicial, isto é, os valores recebidos até a data do resultado do julgamento não deverão ser devolvidos, considerando o caráter alimentar e princípio da boa fé.


Contato:

https://emilenagoncalves.com.br/

Me siga:

https://www.instagram.com/emilenagoncalves.adv/

Portal jurídico sobre direito previdenciário:

https://www.facebook.com/juridicoprevi/

  • Sobre o autorÀs vezes nossa pequena ideia se torna tão grande quanto o universo.
  • Publicações14
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações224
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decide-aposentado-que-retorna-a-trabalhar-nao-tem-direito-a-reaposentacao/806496590

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)